Translate

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ILUMINADOR LED AMARAN AL-198 | PRESTA OU NÃO PRESTA?

Iluminador Amaran Led - Vale a Pena?

Como muita gente faz por aí, você quer gravar seus vídeos e colocar no You Tube. Você precisa de luz. Você trabalha com filmagens. Você precisa de luz.
Quando se fala em câmeras, se fala em luz. Iluminação satisfatória está para câmeras praticamente assim como "gasolina" está para "carro".

Quem nunca passou pela frustração de tentar filmar (ou fotografar) algo e ver que o resultado ficou escuro e/ou cheio de ruídos indesejáveis? Então se você caiu aqui, é porque provavelmente precisa de iluminação. E esse Amaran AL 198 vale a pena? É bom? Presta ou não presta? Vamos lá, mãos à obra.

O Amaran AL 198 é um refletor de 198 leds (duh) com dimmer fabricado na China - Mas espere antes de julgá-lo por isso. É claro que não vai esperar uma robustez aparente, que seja de um tipo de metal indestrutível, é leve e 'plasticoso'... mas acredite: o fato de ser chinês não o desabona (ao menos não como você pode pensar).

Na caixa padrão da fábrica vem:

- 1 Refletor
- 1 suporte articulado para sapata padrão
- 1 pequeno adaptador de rosca padrão 
- 1 'gelatina' ambar (incandescente) e translúcida (difusora)

O iluminador pode funcionar com pilhas recarregáveis também, mas preferi adquiri uma parruda bateria Sony NP-F970 para alimentá-lo e bem... confesso que eu esperava menos. O bichinho ilumina muito!

Minha intenção é uso em DSLRs e estúdio, e como fiz a aquisição para um trabalho que iria fazer em externa, então aproveitei e pequei um tripé também. Me surpreendi com a capacidade da luz e da sensibilidade do dimmer. Bem forte e bem "espalhada".



Iluminador Amaran Led - Vale a Pena?
O detalhe do famigerado suporte.
Procure a versão AL-198-S (S, de "spot") para uma luz mais focada, direcionada.

Seria um review tendo apenas mil maravilhas a dizer... se não fosse o maldito suporte articulado.

Imagine a cena: Você fazendo tomadas no meio de um casamento, com o refletor e a bateria pesada (e recomendada pelo fabricante) acoplados pelo suporte articulado na sapata padrão da sua câmera... você se vira pra fazer um shot e o suporte... fuééém... se dobra o refletor aponta pra baixo. Vai fazer outra tomada e ... fuééééémm... o refletor aponta pra cima. Isso acontece porque o inteligente que projetou o sistema de trava o fez porcamente, de uma forma onde você não consegue apertá-lo apropriadamente, mesmo com toda a força do mundo. Irritante. De verdade. Mas isso não é nada comparado ao que se segue:

Não satisfeito em projetar mal o sistema de tilt do suporte articulado, o "amigo" projetista também fez uma sapata que ESCORREGA E CAI da câmera. Lembra do casamento? Imagine o refletor com bateria e suporte caindo diretamente no chão INÚMERAS vezes durante a cerimônia, pista de dança e em todos os momentos possíveis.

Além da vergonha infinita, o que é inadmissível diante do contratante e de potenciais clientes, isso me custou duas dessas baterias Sony que estava zeradas, primeiro uso (comprei um par de cada refletor, tripé e bateria). As baterias estão funcionando, mas com a proteção de plástico completamente rachadas, trincadas e quebradas. REVOLTANTE.

Mas como esse é um produto que reserva surpresas, apesar da aparência e tato frágeis, milagrosamente nem um dos dois iluminadores sofreu nem um arranhão. Nem um barulhinho de coisa solta, nem uma marquinha. Nada. Zero. Com a violência das quedas, eu considero isso algo MUITO impressionante!

Esqueça o maldito suporte. Se usá-lo, que seja com o iluminador totalmente parado, seja no tripé ou na câmera.

Apesar dos pesares e do prejuízo com as proteções das baterias, eu considero que fiz uma boa compra, tanto pela luz fornecida, pela autonomia utilizando essa bateria (horas e horas e horas, e horas, e horas...) e pela durabilidade comprovada de forma amarga. Se não fosse o absurdo desse suporte articulado estúpido e de seu sistema de fixação e articulação, o produto levaria um 10 merecido, pelo justíssimo custo/benefício.


PRESTA OU NÃO PRESTA?

Comentários
0 Comentários